O que é? É a incapacidade do casal com vida sexual ativa ter filhos de forma natural após um período mínimo de um ano de tentativas, sem uso de qualquer método contraceptivo. Hoje admite-se que entre 10 e 15% dos casais são inférteis. Atualmente, não se fala em infertilidade masculina ou feminina, mas sim em infertilidade do casal, existindo um fator masculino e um fator feminino. Cerca de 30% dos casos são causados por problemas femininos, 30% masculinos, mista em outros 30% e em 10% dos casos não se consegue identificar a causa.

O que causa a infertilidade? Entre os homens, as duas principais causas são a varicocele, responsável por cerca de 40% dos casos. A obstrução ao fluxo de espermatozoides, impedindo a sua saída do testículo (chamado de fator obstrutivo) é responsável por aproximadamente 15% dos casos. Em 20% dos casos, não se consegue identificar uma causa. Algumas doenças podem causar infertilidade. A mais conhecida é a caxumba. O vírus da caxumba, além de acometer as glândulas parótidas, acomete também um ou ambos testículos, provocando dano irreversível. Algumas outras viroses também podem causar infertilidade.  Alguns fatores tais como alcoolismo, uso de algumas drogas (maconha, cocaína), tabagismo e contato com alguns produtos químicos podem causar ou piorar um quadro de infertilidade. Alguns tipos de quimioterapia e a radioterapia para o tratamento de câncer podem causar infertilidade. Um último fator, pouco frequente, mas não menos importante é o trauma testicular, que pode ocorrer durante a prática de esportes. Deve-se dizer que quando apenas um dos testículos é acometido, na maioria das vezes o outro consegue suprir a função reprodutora.

O que é varicocele? É a dilatação das veias responsáveis pela drenagem sanguínea dos testículos. Isso causa um aumento de temperatura e de pressão dentro dos testículos prejudicando a produção de espermatozoides.

Como se manifesta a varicocele? Geralmente o paciente nota um aumento de volume do testículo, acompanhado ou não de um incomodo ou sensação de peso, com piora quando fica muito tempo em pé. É mais frequente no lado esquerdo. Geralmente se manifesta na adolescência ou idade adulta, mas pode ocorrer em crianças. O diagnóstico é feito pelo exame clínico e confirmado pela ultrassonografia e pelo espermograma, em adultos.

Como tratar? O tratamento da varicocele, quando indicado, é cirúrgico e consiste na interrupção do fluxo sanguíneo nas veias dilatadas. Atualmente utiliza-se técnica microcirúrgica na maioria dos casos, que garante bons resultados e recuperação rápida do paciente. Na maioria dos casos a internação é de um dia.

Outras causas de infertilidade: a obstrução do ducto deferente ou do epidídimo (tubo enovelado que se situa acima do testículo, por onde passam e amadurecem os espermatozoides) pode ser causada por infecções venéreas ou mesmo terem causa desconhecida. O tratamento pode ser feito pela desobstrução ou eventualmente na captação de espermatozoides diretamente no epidídimo ou no testículo. Essas técnicas exigem a participação de um laboratório de manipulação de espermatozoides e óvulos.

Deixar um comentário